AFINAL, O QUE É A BAUHAUS?

     
        Com a missão de dissolver as fronteiras entre o artista e o artesão, unificar e democratizar todas as artes para construir uma sociedade melhor, a Bauhaus foi o resultado da mente visionária de Walter Gropius. Para a jornalista e professora de história do design Ethel Leon, a pedagogia é, sem dúvida, a herança mais significativa. “A Bauhaus criou um método de ensino inovador ao eliminar a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual. Existe um fundamento altamente democrático nessa visão de que os dois andam juntos, em escalas um pouco distintas, porém, são funções igualitárias”. “Muitas escolas de design reformularam seu ensino – ou mesmo surgiram – a partir da Bauhaus. Ela teve um efeito multiplicador muito grande”, ressalta Ethel, citando o exemplo, no Brasil, do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), no Masp, que durou entre 1951 e 1953.
         
         Nem todas as metas de Gropius se cumpriram, como o conceito das oficinas, concebidas como laboratórios experimentais para impulsionar a fabricação dos itens made in Bauhaus em escala industrial. Em vez de se tornarem “arte para o povo”, como sonhava o fundador, os produtos continuavam exclusivos e artesanais, acessíveis somente aos ricos. Contudo, as principais características dessa escola foram a união da arte e do artesanato, o uso de materiais inovadores (madeira, aço, vidro), a funcionalidade dos produtos artísticos, o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo e a influência do construtivismo.

fonte: https://casavogue.globo.com/Design/noticia/2019/03/bauhaus-um-guia-sobre-historia-e-os-principais-personagens-da-escola-alema.html

Postagens mais visitadas